Dicas para não cair em golpes telefônicos

Hoje em dia, 40% das tentativas
de fraudes no Brasil são realizadas através do telefone, segundo pesquisas.
O telefone, normalmente, é o
objeto escolhido pelos criminosos por se tratar de um meio intermediário entre
o fraudador e a vítima, sendo assim, a pessoa que tenta aplicar o golpe não
fica em contato direto com a vítima (físico e visual), tornando mais fácil a
elaboração da fraude e, consequentemente, o convencimento da vítima de que se
trata de uma história verídica.
E atenção: os idosos são os
alvos preferidos. Entenda:
Segundo estudos realizados, a
partir de certa idade, a pessoa deixa de prestar atenção à sinais de desonestidade,
tornando-se mais vulnerável do que pessoas mais jovens.
Isso acontece por que o cérebro
não tem mais uma boa capacidade de interpretar sinais de perigo, o que
influencia, em particular, a nossa capacidade de distinguir entre pessoas
sinceras e pessoas mal intencionadas.
Portanto, preste bem atenção
nas dicas a seguir e fique sempre ligado a qualquer suspeita.
1. Desligue imediatamente caso receba uma
ligação de um desconhecido dizendo ser de uma empresa ou órgão governamental
solicitando dinheiro, número de documentos, dados de conta bancária ou cartão
de crédito.
2. Não atender ligações a cobrar, caso não estiver esperando.
3. Não ligue de volta para um número suspeito, pois se for
alguma fraude, você poderá mostrar que é vulnerável a golpes ao retornar à
ligação.
4. Caso receba uma chamada de telemarketing em um horário
inadequado, verifique com o PROCON de seu Estado se é possível denunciar. Boa
parte dos Estados brasileiros já possuem regulamentação contra isso.
5. Se alguém ligar dizendo que um parente ou amigo está em
perigo, dando detalhes da pessoa, o ideal é manter a calma e, antes de qualquer
atitude, telefonar para a pessoa que te disseram que está em risco para saber
se é verídico. Se parecer real, acione polícia antes de tomar qualquer outra
atitude.
6. Caso receba ameaças constantes no telefone fixo, com
detalhes de sua vida pessoal, o ideal é fazer um boletim de ocorrência e
solicitar a mudança do número da linha junto à operadora telefônica.
7. Existem aplicativos gratuitos para bloquear chamadas
suspeitas no seu smartphone, como o "Truecaller", "Bloqueador de
Chamada", "Whoscall" e o "Whitepages" , apps gratuitos
que identificam possíveis ligações inconvenientes ou de extorsão. Com um app
desse tipo, é possível bloquear as ligações e denunciar o número para que
outras pessoas também não sejam incomodadas. Você pode baixá-los na Play Store
(Android) ou na App Store (iOS) direto no seu celular.
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